Seguidores

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dicas, diquinhas de organização e reaproveitamento de alimentos...


Oi oi de novo,

Como já mencionei em post anterior (veja aqui) hoje acordei sem dor ( e continuo sem ela ) e acordei inspirada... domingo foi dia de feira e como esses dias andei com muita dor não pude organizar minha geladeira como de costume...normalmente quando chego da feira guardo os alimentos na geladeira, monto minha fruteira e dou inicio ao Almoço de Domingo ( isso quando não saímos para rangar a boia alheia ..rsr)...e deixo a organização para segunda -feira o que  me facilita o dia dia, pois tenho fisioterapia todos os dias as 13:30hs ( hoje dei outra cochiladinha ..hehe)e como não posso fazer as coisas rotineiras da casa, me empenho na alimentação dos " Patrões " ( marido e 2 filhos - haja cueca ) e na minha, pois estou fora de peso e preciso eliminar ( 9) kgs por conta das dores na coluna ( a bichinha reclama quando os quilinhos aparecem)...Eu me organizo na parte da manhã enquanto preparo o almoço e dou umas espiadelas no face, uma clicada aqui e uma olhadela no fogão ( minhas amigas me perguntam como eu consigo fazer varias coisas ao mesmo tempo ?..eu me viro, a organização ajuda e muito).

Bem segue algumas dicas de organização e reaproveitamento de alimentos :

  • Lavar as verduras e seca-las antes de guarda-las em potes plásticos ( eu tenho uma centrifuga de alimentos ) há varias no mercado e de preços bem bacaninhas ,a minha eu tenho a muito tempo comprei nessas lojas de  R$1,00 ( não me recordo o valor agora , mas não passou de R$ 20,00)


Adiantar essa lavagem é ótimo pois a salada fica pronta em 2 minutinhos ( normalmente eu deixo os tomates lavados também, mas ultimamente eles andam pela hora da morte e estou comprando em quantidades menores)

  • Cozer (  no vapor) os legumes já picados e guarda-los nos potes plástico ( eu tenho panelas que tem aquela cestinha para cozimento á vapor, mas se vc não tiver pode usar o escorredor de macarrão - o de alumínio- e encaixar em uma outra panela ) eu fiz muito isso até comprar um jogo de panelas que viesse uma á vapor.Também pode fazer o cozimento no micro-ondas, mas eu prefiro no vapor fica mais saudável.



  • Cozinhe feijão para semana  ( eu cozinho para  5 dias não comemos feijão no fnds ) e coloque-os em potes plásticos ou de vidro em porções diárias ( eu não congelo temperado como muitas fazem, eu prefiro deixar na geladeira e temperar na hora, fica fresquinho como se tivesse cozido no dia)
  • Outra dica é não usar cebola ( ela é acida e pode azedar o feijão se estiver muito calor )




  • Refogue o arroz normalmente ( eu só uso alho, e quando quero modificar acrescento cenoura ou mandioquinha - os filhos adoram )  guarde-os nos potes ( plásticos ou  vidro) - faço do mesmo jeito que o feijão em porções diárias.


  • Descasco todo o alho ( aproveito as ofertas e compro logo de kg ) e coloco em potes ( plástico ou vidro) faço massinha e congelo e no dia dia uso os dentes ...vcs não tem ideia de como isso facilita o meu almoço ( sem contar que não fico com cheiro de alho nas mãos)
  • Receita da massinha de alho para congelar : Bata no liquidificador com 1 colher de chá de sal e óleo ou azeite ( pode também acrescentar ervas frescas fica uma delicia para temperos de carnes, frango e peixe)
ps: faz muito tempo que não faço a massinha então não tenho fotos, só essa abaixo ( que por sinal tenho que completar o potinho ..rsrs)

  • Ervas ( salsa, cebolinha, manjericão, hortelã,aipo,salsão etc..)  lavo, pico e congelo ...isso facilita D ++++ na hora de temperar qq alimento ( eu gostaria muito de ter essas ervas frescas, mas não tenho quintal pra isso, tentei fazer uma mini-horta mas não deu muito certo - acho que não tenho mãos pra coisa- mas vou tentar novamente quando estiver melhor para lidar com minhas plantas - eu tenho algumas) minha amada irmã Elaine ( conheça ela aqui) diz que eu tenho uma selva na entrada de casa, mas é exagero dela ...tenho algumas plantinhas ...rsrs


Reaproveitamento de alimentos:

Galerinha, eu reaproveito tudo tudinho mesmo, desde as folhas das verduras e legumes até os talos.

  • As folhas eu faço refogadas ou salada ( depende do legume ou verdura) folhas da beterraba, couve-flor, brócolis, cenoura. ..viram saladas ou refogados com alho e azeite e as vezes coloco um bacon ( bem pouquinho só pra dar sabor)...sei que dá para fazer farofa mas eu nunca fiz , vou testar ai conto como fica.
  • Os talos também faço refogados e uso em sopas ou com carne-moída refogadinha ( depois dela refocada bem sequinha coloco os talos cortados e abafo a panela por uns 10 minutos ), uso também em omeletes ( ultimamente faço omelete no forno - passo receitinha básica deliciaaaaa ) e tortas de legumes.




 Depois da minha cirurgia  criamos  o hábito de não  jantar - fazemos lanchinhos light, saladas de legumes ou refogados, um queijinho fresco com peito de peru e suco natural,  chá com bolachas , torradas e sopa em dias frios... a sexta-feira é reservada para um lanche mais calórico ( cachorro-quente , carne maluca, esfirras ou pizza) aos sábados á noite rola uma festinha básica com amigos ou cunhados ( eu tenho 7 + as mulheres e as crianças - fazemos esquema de rodizio, não damos conta de tanta gente..rsrs) e ai fazemos tortas,  churras no Grill com  torradinhas no alho e azeite , uma sardinha frita, ou barriga ( torresmo) com cervejinha, ou acaba em  pizza mesmo.... Domingos almoçamos tarde ( tarde mesmo, dependendo do cardápio vira almojanta..hehe)  e ai ninguém pensa em jantar, eu normalmente faço um lanchinho ou como alguma fruta antes de ir deitar...ha já ia me esquecendo eu ADORO torta de morango então domingo é o dia!!...rsrs

Bem amiguinhas ( aff lembrei da Palmirinha..rsr) é o que temos por hoje, passei a manhã toda preparando as guloseimas  e esse post ( fotos tiradas hoje antes da fisio) e  a tarde editando, espero que gostem das dicas ( eu levo uma manhã toda picando, cortando, cozinhando e td mais, mas ai o resto da semana é vapt vupt meu almoço sai rapidinho e ai me sobra mais tempo para o face e bloguito...rsrs)  elas me ajudam a organizar outras coisas também, embora esteja afastada á mais de 2 anos do trabalho, eu sou Consultora Natura, Avon , Jequiti e agora a UP Essências ( conversa para outro post ) sou Mulher, Mãe e Avó , tenho que me desdobrar com os afazeres rotineiros de uma dona de casa ( amanhã tem faxina e já adiantei tudo na cozinha) e ainda lidar com as dores ( graças a Deus hoje sem dor).

ps: passo as receitinhas amanhã depois da faxina ( conto com uma colaboradora gente eu não posso mesmo fazer nada só o papa )

Estejam todas na presença de Deus!

*.* Paty









Um comentário: