Seguidores

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Eco Lógica ....

Olá galerinha esperta , o assunto do momento é " R E C I C L A G E M "...hoje em especial vamos falar um pouquinho dos P N E U S .

Na natureza, o passivo ambiental de um pneu é caro. O produto pode demorar muito para se decompor naturalmente. As estimativas chegam a 600 anos até ele virar pó. Além disso, quando queimado ao ar livre, o pneu solta uma fedorenta fumaça negra, que obviamente é poluente. No leito dos rios, eles atrapalham o fluxo natural das águas. E jogar pneu fora, em qualquer lugar, depois de recauchutá-lo várias vezes, parece ser uma prática indiscriminada. Apesar de não haver um dado oficial ou sistematicamente pesquisado, as estimativas são de 30 milhões de pneus jogados por ano. De qualquer modo, somente na limpeza do rio Tietê, entre 2002 e 2006, 120 mil pneus foram encontrados jogados nas águas poluídas do rio paulista. Aliás, os pneus cheios de água foram considerados os grandes demônios da época da dengue.

A ideia é unir o útil ( ou inútil ) ao agradável , e por que não falar de decoração e sustentabilidade ?? ( adorei essa combinação)  navegando  pela net encontrei a foto abaixo  e fiquei fascinada, e então surgiu  a ideia de falar sobre o assunto.


Encontrei uma associação artesanal sem fins lucrativos que trabalha especificamente com reutilização de pneus e outros materiais emborrachados. É a Arte em Pneus, com sede em São Paulo ( arteempneus) Nela, ecodesigners, artistas plásticos e ativistas ministram cursos e oficinas de artesanato, estimulando a criatividade, a consciência ecológica e a geração de renda.

A associação também loca mobiliário de pneus para eventos, disponibiliza ecoprodutos para venda e elabora projetos exclusivos de decoração. Vejam que ideias bacanas alguns dos ecoprodutos à venda no site. Os preços foram consultados no dia 04/ Junho de 2012, qualquer alteração é responsabilidade da entidade. A compra de alguns dos produtos citados está condicionada à quantidade mínima de duas unidades, consultem as regras na própria Arte em Pneus.




Bancos de pneus estofados com tapeçaria de lonas de banner e arremates de mangueira de jardinagem. Com dois pneus de altura custa R$ 180,00 (cada); com três pneus, R$ 200,00 (cada).



Pufes de pneu com estofado de tecido verniz colorido e arremates de mangueira de jardinagem. Com o pneu original custa R$ 200,00 (cada); com o pneu pintado, R$ 240,00 (cada).






Luminária de pneu , quero uma na minha sala.... preço a consultar

Pesquisando mais um pouquinho, encontrei essa ideia muito legal: pufes e vasos de pneus forrados com macramê. Eu amei , pena que não me dou bem com agulhas e linhas ( eu li isso hoje em algum lugar , acho que no blog da amada Leila Diniz...rsrs ) 

 


E essa floreira ,  até me  inspirou para fazer em casa  ....eu amo FLORES!




Essa ficaria perfeita na chácara da minha Tia Maria ....ou quem sabe uma mini horta para seu quintal ?


E essa então ?? daria uma excelente decoração para  qualquer evento !Um charmeeee!!!



Para vedar o fundo do pneu, o blog Lemon,bean and Things indica pregar um pedaço de saco plástico duro ou lona em tiras de madeira e encaixar as tiras por dentro do pneu, conforme as imagens abaixo.



Para o sistema de drenagem, a sugestão do Lemon, Bean and Things é furar a borracha do pneu com uma furadeira.


Bom galerinha esperta , a hora é agora de mudar nossas atitudes e dar uma forcinha para a Mãe Natureza respirar um pouco mais e nos proporcionar o que há de mais IMPORTANTE nessa nossa Vida Passageira. ( AR PUROOOOOO)  sem contar que fica chick e elegante uma peça dessa em sua casa ou seu quintal.


Espero que tenham gostado do post de hoje , eu volto com mais ideias de reciclagens ( próximo post sobre garrafas pet ) ...tem inúmeras ideias para decoração e jardinagem .

Até o próxima ,  preciso colocar minha mente para trabalhar pois ainda estou muito tristinha com a perda da minha adorável Mãezinha ( Vó Bernardina Santos Pães ) que se foi recentemente .( este post dedicado a Ela que assim como Eu amava FLORES ) .


Fiquem com Deus  e tenham uma semana abençoada e iluminada !!

*.* Patricia Fabiana.




4 comentários:

  1. . estou simplesmente encantada com essa postagem, queria ser criativa assim.
    . certamente sua avómãe está feliz com sua dedicação e amor a ela.
    . te adoooooro.
    . bj. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Oie amada , obrigada pela visita ...adoro quando vc vem me ver ( rsrs) ..eu preciso muito ocupar minha mente, eu gosto muito de escrever , falar ( falo mais que a mulher do yakult ...rsrs)e no blog encontrei uma maneira de expor toda essa energia acumulada...vou sentir saudades quando retornar ao trabalho , ai as postagens serão mais espaçadas ...minha adorável mãezinha elam amava flores e acho que herdei esse gosto dela...

    Também te adoro ..Deus te abençoe !

    *.*

    ResponderExcluir
  3. os pneus já tenho, fui buscar a um aterro ilegal, trouxemos o carro cheio mas muitos mais por lá havia... agora é meter mãos à obra, se calhar, depois das excelentes imagens que aqui vi, nem os pinto
    Colocar morangueiros :)

    ResponderExcluir
  4. Já arrumei os pneus e hoje msm vou prepará-los para fazer uma hortinha com a minha filhota, vamos plantar cheiro verde. Hummm não vejo a hora de estar tudo pronto.

    ResponderExcluir