Seguidores

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bela frescura ....



Olá meninas...
Pelo visto o frio chegou ( ainda faltam 8 dias ...rsrs ...mas eu já entrei no clima ) e com isso mudam-se um pouco os cuidados que devemos ter com nossa pele e cabelos. Hoje vamos falar um pouquinho sobre eles ...


Cuidando da sua Pele.

A tendência no inverno é a pele ser mais atingida por variações térmicas. Nessa época, é comum nossa pele apresentar áreas ressecadas que chegam a apresentar rachaduras e, em alguns casos, até sangramento. Quem tem rugas tende a sofrer um pouco mais nessa época do ano porque elas aparecem mais, devido ao ressecamento natural da pele no período de frio. Portanto, a maior preocupação que se deve ter com a pele durante o inverno é em hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele.

A hidratação da pele se dá por via interna e externa. A interna acontece quando o suor, constituído por água e sais minerais, atravessa as várias camadas da pele, chegando à epiderme. A externa se dá quando introduzimos água, por meio de produtos farmacêuticos e cosméticos, nas camadas mais externas da pele.

No verão, as altas temperaturas fazem com que o corpo produza mais suor, levando água das camadas mais profundas para a epiderme, mantendo a pele sempre hidratada. No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, sendo fundamental usar hidratantes.

Para que hidratante cumpra seu papel, a pele tem que estar limpa, portanto, a atenção neste quesito deve ser redobrada, mas é preciso prestar atenção para que a limpeza exagerada não tire o manto hidro-lipídico, a camada de gordura da pele.


O mecanismo de hidratação natural da pele é garantido pela capa mais externa dela, que impede a perda de líquido. Quando o corpo é exposto à água quente e aos sabonetes alcalinos, essa capa de proteção natural, chamada de lipoproteica, é removida, fazendo com que a pele perca água para o meio e desidrate.

O uso da bucha é permitido para o corpo, pois ajuda a eliminar células mortas. Mas a hidratação após a esfoliação deve ser mais cuidadosa.

Portanto, durante o banho, atenção à temperatura. A água deve ser morna, quase fria. E o banho não deve ser muito demorado. Aquele enrugamento normal que acontece na pele quando ficamos muito tempo na água indica que sua pele está desidratada. Por isso, nada de transformar seu banho em uma sauna quente, com todo aquele vapor e que demora horas.

O rosto é a região do corpo que mais sofre com os efeitos do frio, lembra a especialista. Por isso, não caia na tentação da água quente para lavar. Para o rosto, use sempre água fria. O uso de buchas ou esponjas também não é indicado para essa área tão sensível. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza, com ação mais profunda.
  380213 Pele Negra 1 Pele negra no verão   cuidados

Pouca gente sabe que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde a essa exposição do dia-a-dia. "É muito maior do que quando vamos à praia", afirma Sergio Talarico, professor do departamento de dermatologia da Unifesp e coordenador do grupo de dermatologia cosmiátrica. Por isso, engana-se quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o fotoprotetor deve ser usado todos os dias.

Por fim, não se esqueça que hidratar por dentro também é fundamental. Beber dois litros de água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor.

Agora que você já sabe como manter sua pele macia e hidratada mesmo nos dias frios, leia as dicas que vão fazer destes cuidados um ritual de prazer:

Delicie-se com os aromas dos sabonetes, hidratantes e óleos corporais com ingredientes naturais de frutas. E sinta na pele a maciez e suavidade desses cuidados.


Os óleos trifásicos ajudam a evitar que a pele perca água, mas não substituem os hidratantes. Porém, se você quer uma pele sedosa, macia, deliciosa, não deixe de experimentar.

Fontes: Folha Online / Cyberdiet

Paty diz : 

Os protetores e bloqueadores solar , estão bem mais baratos nessa época , então é valido  fazer um estoque pequeno para aproveitar também  no verão....  no mercado varias marcas estão com descontos de até 60% desconto ( Além de proteger a pele contra os raios ultravioleta deixa a pele do rosto iluminada e hidratada ).

Uso e recomendo :

Para as que não tem muito tempo para ficar horas na frente do espelho vai uma dica : use os cremes de limpeza 2 x 1 ( limpam e hidratam ao mesmo tempo  ) há varias marcas no mercado e com preços para todas as carteiras. 
Não podemos esquecer também das nossas mãos , faça uso diário  de cremes a base glicerina ,silicone ou colágeno ... e uma vez por semana uma esfoliação  ( eu uso mel com aveia , ou  açúcar com azeite ) ...Suas mãos vão agradecer o carinho , e seu companheiro também ...


******************************************************************************

As madeixas  :


Assim como a pele, os cabelos precisam de cuidados especiais devido às baixas temperaturas. Neste período, costumamos tomar banhos mais quentes e a alta temperatura da água acaba retirando o óleo do couro cabeludo, que tem função de proteção natural e lubrificação dos fios.


Com a retirada deste óleo natural, o cabelo poder ficar com um aspecto ressecado, quebradiço, com pontas duplas. Em alguns casos, o organismo entende que preciso repor essa ausência de oleosidade e por isso, os cabelos podem ficar com aquele aspecto engordurado.


Assim como no verão, os cabelos precisam de uma atenção especial quando o frio chega. E as principais dicas de cuidados com o cabelo no inverno são bem simples, confira.

Hidratação

Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter osfios saudáveis no inverno.

Primeiramente é preciso fazer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.


Água morna

A água quente é um dos principais inimigos do cabelo no inverno. Desidrata os fios, aumenta a queda e provoca uma descamação o couro cabeludo que pode ser confundida com caspa. Por isso, evite água quente nos fios ao máximo, utilize sempre água morna.

Oleosidade

É natural os cabelos ficarem mais oleosos no inverno. Por isso, opte por condicionadores e cremes mais leves e para desembaraçar os fios, use produtos sem enxágüe.

Secador


O uso do secador deve ser feito corretamente, pois o ar quente nos fios provoca o enfraquecimento. Para que isso não ocorra, antes de secar o cabelo aplique um protetor térmico ou reparador de pontas para proteger os fios.

Dormir com cabelos molhados
Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, pois além ficar úmido, torna-se fraco e quebradiço. Evite também usar chapéus, boinas, lenços e gorros em excesso, pois aumentam ainda mais a oleosidade do cabelo ocorrendo e podem provocar o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Alimentos

Há alguns alimentos que ajudam a manter a pele e os cabelos bonitos. Isso mesmo. Nutricionistas recomendam o consumo de cenoura e beterrada, especialmente no verão devido a incidência de vitamina A. Há outros alimentos também que contribuem para ter um cabelo sempre saudável e com boa aparência.

Massagem no couro cabeludo

Ao lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo. Assim, a circulação e oxigenação estarão ativas e ocorre o aceleramento no crescimento dos fios.

Então meninas é isso precisamos caprichar na hidratação de nossos fios.

O que eu faço e uso:

O ideal é que se faça hidratação uma vez por semana, o que nem sempre consigo fazer, e também não faço isso em salão sempre #dim dim curto ultimamente. Então prefiro investir em um bom creme de tratamento, muitas vezes chamado máscara e faço em casa mesmo. Muitas vezes uso  no banho mesmo, como um condicionador e deixo agir por alguns minutinhos (  use uma touca térmica ou essas metalizadas, 3 minutinhos faz a diferença ). O melhor mesmo seria a hidratação completa, mas quando não consigo, essa do banho ajuda bastante.


                                                                          (**)

E vocês meninas como costumam cuidar de sua pele e dos cabelos no frio?...espero que tenham gostado e que as dicas sejam úteis ...

Dia abençoado e iluminado !

*.*
Paty




7 comentários:

  1. Oi linda obrigada pela visita, tbem já sou sua seguidora, bjs

    Denise
    capimsantoartesanato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amada obrigada pelo carinho ,bjs fique com Deus !!

      Excluir
  2. . Patty, amoooooooo banho quente até no verão (#aloka) imagina no inverno, portanto, cabelinho e pele vão ter que me perdoar, mas meu chamego com o chuveiro quente é um momento de carinho, aconchego, hehehe, mas as dicas são ótimas, adorei todas.
    . te adoro.
    . bj. fique com DEUS. leila.

    ResponderExcluir
  3. . ps: uma dica bacana é tirar a verificação de palavras dos seus comentários: configuração/formatação/comentários/desmarcar verificação de palavras, para saber se vc tem deixe um comentário para você mesma.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkk..ai amiga...perdão,mas entrei e comecei a brincar com o gatinho fofo e esqueci até do tempo...rsrsrsrs,que coisa mais fofa,parece de verdade...rs
    Eu to anotando as dicas,adoroooooo estas diquinhas,ando com o cabelo muito ressecado e precisando de alguns cuidados,mas vou pegar as dicas já.
    bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  5. . Paty, precisei vir aqui reproduzir o que respondi no seu comentário lá no blog de emagrecimento:
    . caracaaaaaaaa Paty, que comentário mais querido! amei, de verdade, obrigada pelo carinho constante, está certo que saber que fica a expectativa para saber se eu consegui no dia seguinte gera uma baita responsabilidade, mas a finalidade do blog é justamente esta, a "cobrança" e ajuda mútua nos momentos mais difíceis.
    . obrigada e sorte. bj. fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei sem graça...rs... eu que agradeço seu carinho e sua amizade,não sei se já te disse isso , mas eu tenho a impressão de que já te conhecia então o carinho e a amizade é gratuita ...to na torcida sempre !!
    bjs fique com Deus !

    ResponderExcluir