Seguidores

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Gastroenterite - Causas, Sintomas, Tratamento e Prevenção


Olá pessoal   tudo bem por ai ??... bem hoje vou falar o que esta acontecendo por aqui , a bruxa anda a solta .... depois de uma crise de fibromialgia na quarta-feira passada minha imunidade baixou demais e ai apareceu uma tal de GASTROENTERITE e não foi mais embora   ...o que é isso ???...vem comigo que eu explico.

Na quinta-feira pela manhã acordei com uma dor no estomago e com diarreia ( achei que fosse algo que tinha comido e tinha dado piriri ) mas não houve mudança na minha rotina alimentar, e também não comi nada na rua,  sinceramente não sei o aconteceu...o médico disse que devo ter pegado na mão de alguém contaminado, ou algum alimento sem lavar ( refiz todo meu trajeto de 2 semana antes e a única coisa que me vem a mente são as visitas ao hospital enquanto meu neto estava na UTI ).

As dores foram aumentando e a diarreia também, mudei a alimentação e tomei buscopam para as dores...na sexta já estava me sentindo fraca e sem animo, mas tinha umas coisas para resolver e tinha uma consulta médica ( reumatologista ) e  não fui ao hospital para verificar o que estava acontecendo, fui apenas no domingo á noite pois já não estava aguentando de tanta dor, espasmos e náuseas ...e foi então que fui diagnosticada com GASTROENTERITE no popular  VIROSE - ROTA VÍRUS, ainda sinto dores fracas  no estomago e a diarreia diminuiu bastante mas a fraqueza e o mal estar continuam e estou por aqui de molho novamente.

Vamos entender o que é essa TAL VIROSE - GASTROENTERITE

 VEMCOMIGOCONFERIR.

Muitas vezes, sintomas como náuseas, vômito, dor de cabeça ou na barriga, fadiga, diarreia, dores musculares e febre podem representar mais que um mal-estar passageiro e ser uma gastroenterite.

Essa é uma infecção aguda que atinge o estômago e o intestino.
A doença é provocada por bactérias, protozoários ou vírus encontrados na água, em alimentos contaminados ou pelo contato com pessoas que já apresentam o problema.

Pessoas infectadas eliminam o vírus pela saliva e podem contaminar outras, inclusive por via respiratória, advertiu o professor. No caso de ambientes confinados, como cruzeiros marítimos, a transmissão do vírus é impedida ao evitar o contato próximo com quem está doente.

É preciso ter em mente, disse o médico, que as pessoas infectadas eliminam o vírus até três semanas depois do processo infeccioso aparente. “E essa pessoa pode ainda estar em fase de contágio, até por duas ou três semanas da fase aguda da doença”.

Ele destacou a importância de as pessoas lavarem as mãos antes e depois de ir ao banheiro e antes das refeições. “É sempre bom para evitar que a transmissão ocorra de forma mais fácil”.


Atenção especial deve ser dada a bebês e idosos. “O problema principal que ocorre com a gastroenterite viral é a possibilidade de a pessoa se desidratar”, lembrou o infectologista. Bebês, crianças em idade escolar e idosos são considerados os grupos de maior risco para desidratar e, até mesmo, morrer em decorrência de uma gastroenterite viral. Portanto, acredito que é muito importante hidratar bem esse paciente, oferecer bastante líquido. Mas não é dar refrigerante, suco ou isotônico. É dar soro oral mesmo. E, na eventualidade de o soro oral não ser suficiente, deve-se internar o paciente para fazer medicação pela veia”, acrescentou.



Evite: laticínios, alimentos ricos em gordura e açúcares simples, álcool, cafeína, sucos de frutas (que podem agravar a diarréia).


Dicas para evitar a proliferação de bactérias

Comprar sempre carne fresca em lugar limpo e refrigerado;
Comer a alimentação logo que for preparado;
Evitar requentar alimentos;
Não manusear alimentos se estiver com alguma ferida nas mãos;
Lavar bem os produtos que serão consumidos;
Lavar as mãos antes de manusear os alimentos;
Não usar o mesmo talher para preparar a comida e para prová-la;
Beber água e sucos com frequência.

Fonte : Saiba mais aqui

*********************************************************************************

Bem pessoal, é isso uma semana abençoada e iluminada pra todos vocês !! 

Fiquem com Deus!!!

*.* Patricia Fabiana 








 

Um comentário:

  1. olá!!! mulher abençoada..
    passei....me encantei com o espaço
    e os assuntos, gosto de ler....
    seus mimos são lindos..te seguindo
    espero que me aprove....para sepre estar aqui!

    bom inicio de semana...beijokas.

    ResponderExcluir